Páginas

06 março 2012

POR QUE É TÃO DIFÍCIL MUDAR?

Este tema é muito apropriado para nossa época, uma vez que estamos vivenciando cada vez mais mudanças drásticas e rápidas em todas as relações: no país, entre países, na tecnologia, entre as pessoas, na forma de ver e viver o mundo, etc.
Vivemos rodeados de mudanças por todos os lados, o tempo todo e mesmo assim, ainda temos muito medo de mudar. Resistimos às mudanças de forma radical.

Então vem a pergunta:
- Porque é tão difícil de mudar ? Porque temos tanto medo de mudar?

     Um dos motivos é o medo. O medo por si só não é o responsável pela nossa resistência à mudança, o problema está na atitude paralisante diante do medo. Medo de não fazer certo, medo de machucar o outro, medo de se machucar novamente, medo de não ser bom o suficiente, medo de ser rejeitado, medo... medo... medo... e medo até de ter medo, por isso muitas vezes ficamos paralisados.
          Paralisamos quando, por algum motivo, algo novo, diferente, que não conhecemos nos tira de nossa zona de conforto, de nosso porto seguro e nos leva a um enfrentamento. É porque nós temos o costume de criar uma zona de conforto. O que seria isso? Zona de conforto é criar um muro, ou uma cerca ao redor de nós para que essa vida que nós vivemos não seja alterada. E isso inclui tanto para as mudanças boas, quanto as ruins.
          Quanto mais importante for para nós aquilo que está sendo mudado, menos temos vontade de abrir mão dele. Esse é um comportamento normal e natural de todos nós, o problema está em continuar com ele por muito tempo.
           A paralisia, a teimosia, a imobilidade geradas pelo medo nos traz limitação, nos deixa angustiados, presos ao medo de fracassar, de errar, de perder-se no caminho, de sofrer entre tantos outros. Ficamos parados à margem do caminho, focalizando nossos conflitos, dificuldades e problemas, deixando a vida girar em torno deles. Colocamos nossos conflitos como o centro de nossa vida e pensamentos e, quando essas forças conflitantes começam a nos ameaçar, sentimo-nos apavorados.Criamos então, mais obstáculos que nos impedem de avançar.
       O resultado que a paralisia diante do medo traz é o enfraquecimento e a perda de poder sobre a sua vida! Ou seja, continuar parado esperando que as coisas sejam as mesmas ou voltem a ser o que eram, faz com que você perca as rédeas do seu destino. Dessa forma você não permite que Deus dirija e governe sua vida. Por que você deixou a paralisia fruto do medo dirigir suas ações, seus passos, seu destino.
           Ma se agirmos para mudar, esta mudança por sua vez, traz um desconforto momentâneo, desestruturante, intranqüiliza, mas ao mesmo tempo, nos faz evoluir, torna-nos mais criativos, eleva nosso nível emocional e espiritual. A cada situação de mudança, oportuniza-se crescimento, aprendizado, possibilidade de validar ou não determinadas crenças e conceitos, de encontrar novos caminhos e soluções criativas.
          A Bíblia fala que precisamos mudar para ter o melhor de Deus. O melhor de Deus em nossas vidas é a sua boa, perfeita e agradável vontada. O texto está no livro de Romanos 12: 2.
“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2) .
         Neste texto Deus nos orienta a não aceitarmos, nos conformamos, com as situações que estão ao nosso redor e sim mudarmos nossa mente para assim podermos ter o melhor de Deus.
        É preciso lembrar que tudo no universo segue um ciclo: de nascimento, crescimento e morte. Isso quer dizer que tudo, de forma geral, segue este ciclo de renovação inerente da natureza. Deixar-se renovar é seguir o ciclo natural da vida, é abrir-se para o novo.
        Assim, ao invés de resistir às mudanças, procure identificá-las com antecedência e beneficiar-se delas. Lembre-se, as coisas ignoradas geram mais medo do que as conhecidas!
        Para fazer acontecer uma mudança significativa em nossas vidas, precisamos diagnosticar aquilo que está bloqueando as nossas capacidades. Após isso precisamos nos INUNDAR DE DETERMINAÇÃO (PERSEVARANÇA), de fé, de coragem. Porque não basta apenas querer, umavontadezinha não nos leva a frente, precisamos crer naquilo, reafirmar aquilo em todo o momento principalmente nos piores momentos.
       Quando estamos em meio a mudança, muitos pensamentos e comportamentos antigos poderão querer voltar, é preciso ser firme no nosso propósito. Errou? Levanta e recomeça, sempre em frente. E as angústias que sentimos em meios as mudanças, são reflexos da mudança, são os padrões antigos de pensamentos, são os antigos comportamentos querendo vir a tona, mas precisamos sepultá-los. Pois o nosso cérebro vai querer repetir o comportamento antigo e não podemos permitir.
        Podemos perceber que a maior parte de nossos medos não tem conexão com a realidade,só existem em nossa mente. E é incrível como continuamos a dar força a eles, esquecendo a imensa capacidade que temos. Mude sua vida, seja ousado na fé, as vezes esquecemos e achamos que caminhamos só. Deus caminha conosco.
“Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares. (Josué 1:9)”
       Não podemos mais ser reféns dos medos, pelo contrário vamos mostrar a eles a imensa potência que nós somos em Deus. "Davi era pequeno, um jovem pequenininho e mesmo assim avançou para cima do gigante Golias", na força e no braço do Senhor ods Exércitos. Essa mesma coragem Davi, essa mesma determinação é que precisamos ter para mudar e enfrentar os nossos medos. O problema é que muitas vezes nós não somos inundados de determinação, somos inundados de vários sentimentos ruins.
       Precisamos enfrentar os Golias (medos) de nossas vidas, "porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. (2 Timóteo 1, 7.) Não iremos só, Deus vai conosco, vai a nossa frente, mas para a mudança acontecer nós precisamos ser ousados, precisamos ser determinado e termos a coragem de avançar crendo que Deus tem o melhor para nós e a mudança nos levará ao centro da vontade de Deus onde ele governará nossa vida e nossas ações. Deus estará contigo.
“Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro.” (Isaías 45:2).

      Tome uma decisão hoje de mudar. Levante-se , seja ousado(a), confie em Deus, vença este medo e seja feliz tendo vida plena sob nova direção. A direção de Deus e não a do medo.
Pr Mozart Lombardo - Criador e Coordenador da REDE ARENA JOV

Nenhum comentário:

Postar um comentário